segunda-feira, 4 de abril de 2011

Karisma ZMR



A Karisma ZMR é produzida na Índia pela Hero Honda e pertence a uma “linhagem” de motos esportivas de pequena cilindrada, cuja origem também é compartilhada pela Apache RTR 150, da TVS, que aqui no Brasil é distribuída pela Dafra.

Observar o mercado indiano é importante, pois este é simplesmente o segundo maior país fabricante e consumidor de motos do mundo, ficando atrás somente da China. As características sociais e econômicas da Índia tem alguns pontos de similaridade com as características brasileiras. No tocante ao mercado de motos, lá como aqui, a predominância das vendas está calcada em motos de até 250 cilindradas, porém lá se vê uma série de modelos que buscam ostentar maior valor agregado aos olhos dos consumidores, um pouco diferente do que acontece aqui.

Na Índia, motos como a recém apresentada Karisma ZMR da Hero Honda ou a Apache RTR 180 (na Índia não é comercializada a mesma versão do Brasil como já abordado em www.Sobremotos.com.br) são várias e lutam arduamente para se tornarem objeto de desejo dos potenciais compradores.

Neste contexto, a Karisma ZMR se apresenta com o diferencial de possuir uma carenagem integral, enquanto suas demais concorrentes, na grande maioria, apenas fazem uso de grandes aletas laterais ao tanque e envolventes de farol para expressar maior agressividade. A moto da Hero Honda tem como verdadeira concorrente a R15 da Yamaha, que embora apresente visual mais próximo de uma superbike, tem menor cilindrada (150) e menos potência.

O motor da Karisma ZMR é um monocilíndrico de 4 tempos refrigerado a ar, de comando OHC, de 223 cc alimentado por sistema de injeção PGM-Fi (da Honda) e entrega a potência máxima de 17,6 HP a 7.000 rpm e torque máximo de 18,35 Nm a 6.000 rpm.

Embora apresente uma boa potência, a moto não é muito leve, com peso (seco) de 159 Kg. Já o sistema de freios tem bom dimensionamento, com discos de 276 mm na dianteira e 240 mm na traseira. A suspensão não traz nenhum inovação, com garfo telescópico na dianteira e duplo amortecimento na traseira, apenas com a adição de um sistema de 5 possíveis regulagens com reservatório a gás. O câmbio é de 5 marchas e o tanque de combustível bastante volumoso, com capacidade para 15,3 litros, o que contribui para o aspecto de uma moto de maior porte. A moto oferece semi-guidões altos para condução e as rodas são de liga.

Em relação ao estilo, a rabeta é bem delineada, com alças traseiras de formato bem esportivo e com lanterna com LED. A moto busca um estilo aerodinâmico que já está um tanto ultrapassado, com lanternas dianteiras embutidas na carenagem. O farol dianteiro sim tem aspecto bem moderno. O painel de instrumentos é um dos destaques da moto, sendo totalmente digital e multifuncional.

A Hero Honda vende a Karisma ZMR em cinco opções de cores: preto, branco, vermelho, azul e amarelo, com três anos de garantia ou 40 mil quilômetros de rodagem, o que vencer primeiro.

Sobre a Hero Honda

A Hero Honda é uma empresa indiana de mais de 25 anos e uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, já tendo produzido mais de 25 milhões de unidades ao longo de sua história.

Seu nome deriva da “joint venture” firmada com a japonesa Honda, que aporta conhecimento técnico, especificações de projeto e inovações para os produtos que a empresa produz.

A Karisma ZMR é um dos 14 modelos de motocicletas que a Hero Honda oferece ao mercado indiano, além de 1 modelo de scooter.


Ficha Técnica:

Motor: Monocilíndrico, 4 tempos, OHC, refrigerado a ar
Cilindrada: 223cc
Alimentação: injeção eletrônica PGM-Fi
Diâmetro x Curso: 65,5 x 66,2 mm
Taxa de Compressão: 9,0:1
Potência Máxima: 17,6 HP a 7.000 rpm
Torque Máximo: 18,35 Nm a 6.000 rpm
Ignição: DC-FTIS
Câmbio: 5 marchas
Embreagem: multidiscos banhados em óleo
Chassi: Monotubo tipo diamante
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico
Suspensão Traseira: Duplo amortecida com 5 posições de ajuste
Freio Dianteiro: Disco de 276 mm
Freio Traseiro: Disco de 240mm
Pneus: 80/100-18 47P e 100/90-18 56P (ambos sem câmara)
Comprimento: 2.110 mm
Largura: 805 mm
Altura: 1.175 mm
Tanque de combustível: 15,3 litros
Peso (seco): 159 Kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário